segunda-feira, 9 de julho de 2007

Os limites da fotogenia política

Adélia teria uma personalidade interessante, se fosse autêntica. A verdade, porém, é que o que parece ser a sua personalidade, o que apresenta como tal, é apenas uma imitação daquilo que lhe parece intelectualmente fotogénico.
É por isso que na política adopta sempre a postura que espera merecer aplausos daqueles que admira pela mesma razão que Nero admirava Petrónio e o tomava como árbitro das suas decisões e realizações, desde o que ele achava serem as suas aptidões musicais, aos espectaculares efeitos conseguidos pelo incêndio de Roma.
Daí viver sempre em permanente contradição entre a sua atracção pelo charme da burguesia, classe a que na realidade pertence por ascenção geracional e entrismo pessoal, e a sua postura para uso externo de guardiã da “ideologia da classe operária”, que ostenta nas manifestações de protesto contra as decisões que os seus mentores consideram como fazendo parte da estratégia daquilo a que chamam democracia burguesa, não se assume como pertencendo a qualquer partido ou movimento político organizado, mas gosta de ser vista como de algum modo ligada ao Partido Comunista, desmentindo porém que o seja, sempre que alguém tente identificá-la com tal. Tem, no entanto, sempre o cuidado de se colocar em termos abstractos à esquerda, embora seja incapaz de delinear, mesmo em traços largos qualquer projecto concreto de sociedade que possa apoiar.
Em suma, é absoluta e radicalmente contra tudo o que politicamente é tido como correcto ser contra, mas não consegue definir-se pró seja o que fôr de concreto. Enfim, é um modelo curioso de pequeno-burguês semi-intelectual em movimento de ascenção à média e, se possível, alta burguesia, membro desse segmento da pequena burguesia que se pretendeu chamar revolucionária e que falou em suicidar-se politicamente como classe para ressuscitar entre as massas, mas que por nada renuncia às vantagens que a classe em que se insere sempre lhe assegurou, simulando, ao invés, o salto que nunca dará, apenas tocando com um pé a borda do declive e o outro bem seguro na plataforma da burguesia, não vá perder o balanço e cair irremediavelmente, sem retorno, para o outro lado.
Essa é a fronteira, esse é o limite real do risco com que todos os malabaristas políticos sabem que não podem brincar.
Esse é também o limite até onde a fotogenia política os consegue levar.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

About the article on Cape Verde (Sunday edition, June 24,2007)

Any society, as far as medium exposure is concerned, is exposable from a negative perspective, and we, Cape Verdeans are not exempt from that. Fortunately we have had and continue to have enough positive, some of them very positive, exposures, in the media to make up for that kind of liability.The Cape Verdeans in general have been traditionally raised in family environments and educated according to cultural and moral ( which includes, of course, the religious) patterns and values that make of us what we are . And I am talking about the mainstay of the Cape Verdean traditional society, based on the family upbringing and on what has been taught in our schools.But let us face the facts. A lot of things have changed and continue to change in the Cape Verdean society, both at home and in the Diaspora communities. Instead of reacting oversensitively, we should take stock and go on struggling, as we have always done to preserve and fight for our values and for our dignity as a people. At home or in the Diaspora we are a nation. That is why we call ourselves Cape Verdeans, or Cabo-vedianos, wherever we are, and that is why the other nations have learnt to call us Cape Verdeans. For good or for bad. In Cape Verde we survive planting corn, beans, sweet potato, squash and sugar cane. But weeds are part of what grows in our lands. We have to know how to manage our crops. We have learned to do many things to overcome our difficulties . Maybe we can learn how to turn weeds into useful crops.No single country owns the world ( the planet). It is our world. And it is more and more One World.The article in the New York Times about Cape Verde and the Cape Verdeans gives us a one-sided picture of Cape Verde, no matter how true the facts that have been exposed are. But it is just one side of our reality. Let us not be condescending about the negative aspects of our society. Let us not blind ourselves about what is happening in many respects both in Cape Verde and in the Cape Verdean immigrant communities and the interaction between the two sides of our reality. Instead, let us go on struggling for the so many reasons and goals that encourage us to fight.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Palestra alusiva ao 19º aniversário AAEESCV-25-11-06 (Parte 2)

Continuação...

Essa particularidade a que eu chamo espírito de uma cidade, a ambiência cultural e social que se vivia em S.Vicente, comportava mais uma componente que vinha de outras proveniências que não apenas do Liceu Gil Eanes, o fulcro à volta do qual tudo girava, que eram representadas pela variedade de clubes desportivos e outras agremiações, que imprimiam um dinamismo à comunidade mindelense, surpreendente numa cidade relativamente tão pequena com Mindelo. Académica, Amarante, Derby, Mindelense, Grémio, Radio Clube, Clube da Caça Submarina, Clube de Golfe, Cube de Ténis, e outros.A insularidade física de S.Vicente era amplamente ultrapassada por esse dinamismo alimentado pelo movimento do Porto Grande, que permitia aos habitantes de Mindelo um convívio permanente com gente de de diferentes culturas e origens. Um cidade aberta ao mundo, mas ciosa dos seus valores e das suas aquisições.O liceu de S.Vicente não podia senão reflectir esse espírito e acentuar o seu culto. A sua criação em 1917 foi fruto desse espírito e de muita tenacidade da parte de membros da comunidade mindelense empenhados instituitir o ensino secundário naquela ilha, o que significava em Cabo Verde, pois o Seminário Liceu de São Nicolau tinha sido extinto precisamente nesse ano. O liceu de S.Vicente foi instituido em S.Vicente com o nome de Liceu Infante D. Henrique e foi um dos seus principais propulsionadores, o ilustre cabo-verdiano Senador Vera-Cruz, que cedeu a sua própria residência situada na Praça Nova para a sua instalção. O Liceu Infante D.Henrique foi mais tarde transferido, com o nome de Liceu Gil Eanes, para o edíficio que todos conhecemos e que constitui um dos marcos indeléveis da da nosa história e da nossa cultura, a referência comum e mais cara de tantas gerações que por ali passaram, sem esquecer os continuos e demais funcionários cujos nomes ficarão sempre a ele ligados. Não queria citar nomes para evitar o risco de omissão injusta de algum. Mas não posso de forma nenhuma deixar de lembrar nomes que marcaram a geração a que pertenço, nomes como Adriano Duarte Silva, António Aurélio Gonçalves, Antero Barros, Aristides Gonçalves, Artemisa, Baltazar Lopes da Silva, Daniel Leite, Dr. Pereira, D.Antónia, Luis Terry, Maria de Jesus Gomes, Olavo Moniz, Rendall Leite, Senhor Reis, Senhor Simões, Tertuliano Cabral, Toi Guga ( lembram-se? Creio que se chamamava António Augusto e daí Toi Guga), e outros... Colegas mais antigos falavam em Sr. Pombal, Sr. Alberto Leite, Joaquim (Quim-Quim) Ribeiro, Manuel Serradas...O Liceu Gil Eanes era sem dúvida o centro de educação e cultura por excelência de todo Cabo Verde para onde convergiam jovens de todas as ilhas e no qual todos se integravam e com o qual se identificam, e onde as diferenças regionais se esbatiam ora no currículo oficial das das aulas ora nesse outro currículo que os próprios estudantes geram fora das salas de aulas, nos intervalos, nos campos de jogo, e fora do liceu, na comunidade mindelense, na Praça Nova, na Matiota, Laginha, Cova de Inglesa, Cais de Wilson, Salamansa, João d’Évora, Ribeira, Julião, Calhau e Baia da Gatas.Ao lembrar há pouco o Clube da Académica do Mindelo, um nome nos vem imediatamente à memória: oome de João Barbosa, figura indissociável da Académica e que com ela totalmente se identificava, Académia que era uma extensão desportiva de Gil Eanes. Queria aqui, precisamente nesta Associação da qual ele foi digno persursor e dedicado Presidente, render-lhe a homenagem devida à sua sua memória, bem como aos outros da equipa da sua honrosa Direcção, alguns dos quais infelizmente já não se encontram entre nós. A todos quantos têm contribuido com o seu trabalho, a sua dedicação, o seu empenho, a sua perseverança vai o nosso reconhecimento e a nossa gratidão. Sem esse empenho e essa perseverança não teria sido possível manter viva e dinâmica como tem sido até aqui. Criada como Associação dos Antigos Estudantes do Liceu Gil Eanes, acabou por se assumir, como não podia deixar de ser, como do Ensino Secundário de Cabo Verde, abranjendo assim os que foram alunos do Liceu da Praia, criado mais tarde por intervenção do então Ministro do Ultramar português Doutor Adriano Moreira, ao qual ficou a dever o seu nome origem, Liceu de Adriano Moreira. Tive também o grato prazer e honra de ter sido professor desse outro grande Liceu de Cabo Verde.A associação reune pois os ex-alunos de todo Cabo Verde e essa é sem dúvida a sua vocação e o seu mérito. A vocação e o mérito de não dividir, a vocação e o mérito de unir, como a sua própria constituição provê e previne.Para não vos cansar a cabeça, naquele sentido em que se diz em S.Vicente, “ câ bo cansá-m cabeça!” vou terminar em seguida. Mas antes queria deixar-vos aqui este apelo, que venho fazendo em circunstâncias idênticas, e não por acaso. E aqui vou repetir-me, porque não vale a pena re-inventar o que resulta de uma reflexão séria e de uma firme convicção: nós os cabo-verdianos juntos constituimos uma nação portadora de uma história e de uma cultura caldeadas durante cinco séculos de existência e labuta naquelas ilhas situadas a 350 milhas da costa ocidental de Africa, mas também fora das ilhas, no que já nos acostumamos a chamar a nossa Diápora. Mindelenses, patchê, badiu, bubista, djarsal, djarmai, djarfogu, ou djabraba, ou sintanton, somos peças variadas desse extraordinário mozaico humano, desse verdadeiro cadinho étnico a que chamamos o povo cabo-verdiano. Dentro e fora de Cabo Verde, em cada lugar onde nos encontramos.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Palestra alusiva ao 19º aniversário AAEESCV-25-11-06 (Parte 1)

19º Aniversário da Associação dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo VerdePalestra proferida por Viriato de Barros em 25-11-2006Quero antes de mais agradecer à Associação dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde o convite com que me distinguiram e que me honra de forma muito particular como antigo aluno do Liceu Gil Eanes, de que tive também o privilégio de ser professor, para neste dia em que se celebra o décimo nono aniversário da fundação da Associação, dizer algumas palavras.Acho que não me afasto, antes pelo contrário, me reaproximo do motivo que nos traz aqui hoje, que é comemorarmos juntos esta data, se recorrer a um artigo que em temos escrevi sobre S.Vicente com o título de “S.Vicente, - ‘quel país!”:Quem chega a São Vicente, vindo de uma outra ilha como a Brava, por exemplo, de rochas húmidas e terras verdejantes, muros forrados de musgo, estradas ladeadas de cardeais ou de cercos de cafezeiros, ou Santo Antão, com os seus vales férteis, exuberantes por onde correm ribeiras de água cristalina, tem, de entrada, a sensação de um banho de aridez e secura que o envolve para onde que se vire.As espinheiras cobertas de poeira vergam sob a pressão do vento agreste que fustiga a ilha sem cessar. A poeira deposita a sua marca em tudo por onde passa e passa por tudo. Tudo seco. Tudo árido.Mas quando ergue os olhos e alcança a vista que se descortina mais à distância, vê areais dourados em estonteante contraste com o azul do mar e descobre, aí, uma outra beleza feita de tons do mar, do céu e dos matizes de crepúsculos e auroras sem igual.É uma outra ilha, outra gente. É uma ilha-cidade. Não há campo, nem camponeses. Há rochas, pedras e terra, areia e ribeiras secas que não nos deixam esquecer que, por serem ribeiras, um dia por elas passou água e por ela esperam o ano inteiro, todos os anos. Em S. Vicente também chove, pelo menos uma vez por ano. E às vezes chove tanto que algumas ribeiras conhecem dias de verdura, ainda que por tempo escasso.É por isso que se diz que S. Vicente não tem interior, como tem, por exemplo, a ilha de S. Tiago. Claro que, rigorosamente, talvez a Ribeira Julião, o Lameirão, o Pé de Verde e o Monte Verde pudessem ser considerados "interior", mas a verdade é que ninguém pensa nesses lugares como tal. S.Vicente vivia de outras coisas....Tinha um Liceu e outros centros de formação profissional como a Escola Técnica e a oficina da Pontinha, tinha as companhias inglesas que davam uma nota britânica aos costumes locais, como o hábito de jogar o "cricket", o golfo e o ténis, aprendido com os ingleses, havia expressões que faziam parte do vocabulário comum como "crizmis" ( de Christmas), nhocasse (de New Castle) para designar o carvão eventualmente proveniente daquela cidade britânica, as pessoas andavam de calções e usavam sapatos de ténis, bebiam o chá das cinco e tomavam "gin tonic". Havia mesmo quem falasse português (ou creoulo) com sotaque inglês adquirido por contiguidade nas companhias inglesas. Coisas, evidentemente do passado. Havia mesmo um certo estilo de andar, ligeiramente inclinado à direita, com um bengalim debaixo do braço esquerdo que, segundo parece, tinha proveniência britânica. Mesmo sem o bengalim, ficava-lhe o jeito. A postura imprimia um estilo.Havia outra circunstância que contribuía para esse modo mindelense de estar na vida : facto de o Porto Grande de S. Vicente ser um importante porto internacional, visitado por navios de todas as nacionalidades e provenientes dos mais longínquos e variados lugares, permitia aos mindelenses um contacto constante com diferentes culturas, com diferentes hábitos e costumes.Se me alongo um pouco sobre S.Vicente nesta minha conversa é porque foi ali onde um dia e em boa ora se institui o Liceu Gil Eanes. Não podemos, naturalmente, dissociar esta Associação do Liceu que deu origem à sua criação, nem da ilha em que se implantou , do seu estilo de vida das influências reciproprocas. Desse espírito mindelense no que ele teve sempre de melhor, feito afinal com gente de todas as ilhas. Bazofo por excelência, tantas vezes irritante, por vezes insuportável, para nós os outros que chegávamos de outras ilhas na sua simplicidade rural, mas por outro lado independente, irreverente perante pretensões de abusos e prepotências, vindas de onde viessem, de uma capacidade incrIvel de inventar alegrias nas situações mais difíceis, penosas, em que apesar delas aflora invencível esse humor mindelense que ele próprio diz que tem origem na influência a que chama “britiche”. Não lhe cham britânica, não. Chama-lhe “britíche” , assim mesmo, com acento no “i”. Desse inglês que aprendemos, muitos de nós, como nho Roque, que nos ensinavaa pronunciar correctamente a palavra “Christmas”ouvindo com atenção a forma como as empregadas das casas inglesas diziam: “Crizmiz”. “Ora digam lá, dizia Nho Roque: “criz-miz”! Agora façam recuar o acento para o pricípio da palavra: Crízmiz. Ora aí está!Todos nós, patche, busbista, badiu, djabraba, bubista, badiu, djarfogo, djarsal, djarmai, chegávamos a S.Vicente, naquela simplicidade saloia –passo o termo - e começávamos a aprender essa esperteza urbana dos “m’nin d’soncent” , esses, convencidos sempre, na sua congénita bazofaria, de que eram os melhores do mundo. Do mundo, repito, na sua forma de o dimensionar.Como acontece noutros lugares a comunidade em que a escola se insere tem um papel preponderante na forma como se processa a formação que nela se recebe num processo recíproco de influências. Paralelamente à educação que se recebia no Liceu Gil Eanes, liceu a todos os títulos, à nossa dimensão, correspondente a uma Universidade, recebia-se uma outra formação, noutras “instituições” que se chamavam respectivamente, Eden Park e Parque Miramar, por ordem de antiguidade e respeito por ela. E não era apenas feita de filmes essa formação. O palco do Eden Park foi cenário de muitas e excelentes sessões de teatro e outras formas de expressão cultural.(continua no post seguinte...)